Curso: Administração

2 de julho de 2014

 Já expliquei, há um tempo, minha saga no ano de vestibular que está aqui. Para resumir a história, dificilmente você encontrará o curso da sua vida de cara. Existem pessoas que tem um hobby, um dom que quer levar para a vida profissional, o que não foi o meu caso. Gosto de escrever, rabisco uns desenhos e até tiro fotos mas sabia que esse mundo se enquadrava, até então, como hobby. Eis que iniciei a saga atrás da batida perfeita... Digo, profissão adequada! Cheguei na Administração.
 De acordo com o Guia do Estudante, Administração "É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos." Para mim, isso tudo é um jogo de damas com a economia, mercado e afins. Tem que ser estratégico e perspicaz para manter uma organização funcionando e crescendo. Sim, é o curso mais ofertado em todo o país, e então, eis os caminhos para procurar diferenciações dos demais profissionais.
 Um dia, em uma mesa de um restaurante em Goiânia, ouvir um cara atrás da minha mesa dizer "- Cara, o filho de fulano é louco, está fazendo Administração. Tem curso que só serve pra filho de rico...". Me segurei muito para não virar e dizer "Olá, sou mais uma louca no mundo. Faço Administração e meu pai não é rico". Sinceramente?! Não serei hipócrita, alguns cursos são mais difíceis de receber conhecimento e para alguns os caminhos são, digamos que, mais fáceis que para outros, no entanto, ainda aposto na ideia de fazer o que lhe interessa fazer se seu objetivo na vida é ser satisfeito com o trabalho, não somente com o salário. 

O assunto que mais me atrai é Marketing, assunto para uma postagem futura.


 Hoje em dia, depois de muitas noites confusas no terceirão, de muito choro e muito medo, sei que faço um curso que me satisfaz. Pode ser que eu não pare por aqui, que futuramente eu queira trabalhar com briófitas ou a velocidade média de um caminhão, que seja. É necessário conhecer a si mesmo antes de escolher algo que irá acompanhar o resto da sua vida - isto também serve para relacionamentos, afinal, o casamento mais longo da sua vida é o seu e da sua profissão. 


 Você já decidiu o que quer fazer profissionalmente? Já está na faculdade e gosta do que faz?
Não esqueça de me seguir no instagram! @sodregiovanna. Super beijo!

8 comentários:

  1. Ae Gih! É isso aí.. tens que fazer o que quer e nada de ligar para os outros ne?
    Quem vai sempre pela grana, nunca será feliz!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Ai esse negócio é realmente complicado! Fiz Letras, saí da escola e fui direto pra faculdade pq não queria parar, pq diziam que quando parava vc nunca mais voltava a estudar e eu morria de medo de não fazer nunca uma faculdade! Pq a gente sabe que hoje em dia vc precisa de no mínimo uma faculdade pra ter um bom emprego! Mas daí odiei o curso, bem, o curso em si era legal, mas a realidade da sala de aula era outra e eu não me identifiquei nenhum pouco! E hoje me arrependo mto do curso que eu fiz! Tenho vontade de fazer moda, mas ainda não consegui! Quem sabe um dia, né? É realmente mto difícil descobrir o que a gente quer da vida de cara! Meu marido deu sorte! Iria fazer matemática, desistiu e fez enfermagem, e hoje ele ama o que faz! Isso é pra poucos!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeh, tem muito disso mesmo! Você tem que perceber a realidade daquela profissão, saber como é na prática... Tem matérias que eu "suporto" por gostar do dia-a-dia da profissão, se eu fosse só pelo que é ensinado em sala, jamais teria escolhido ADM! heheheh

      Excluir
  3. Oi Gi! Assim como você, também faço Administração, vou pro 2o. semestre agora e só depois de 1 semestre inteiro fui sentir que estou fazendo a coisa certa. Minha faculdade dos sonhos é Jornalismo, mas nem sempre seguir seu sonho faz sentido no momento, vai ver o plano pra ser feliz de verdade tá mais pra frente. Como você disse, tem gente que tem caminhos mais fáceis pra chegar onde quer, mas jornalismo de moda não é uma área lá muito abrangente né?!
    É difícil mesmo decidir, mas se existe um plano e foco, tudo fica mais fácil! Jornalismo nunca saiu dos meus planos, mas vai ficar como um plano B (vou começar um curso de extensão de comunicação esse semestre).

    Boa sorte pra nós! Beijinhos
    http://www.blogdabrub.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Bruna! Também estou nessa mas dentro da própria Administração. Mexer com Marketing é meu grande sonho mas acho que vou me virar para os concursos públicos, para a Administração Pública no caso. É algo que também é bom mas nada como a paixão que nós temos, né?!

      Excluir
  4. Meu irmão está pensando em fazer! Vou mostrar esse post para ele e tentar ajuda-lo!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  5. Oi! Aqui em casa é muito engraçado: quando minha mãe casou com meu pai, ela havia passado pra letras numa federal. Só que ela decidiu que não queria aquilo pra vida e abandonou (isso aos 18 anos). Quando ela tinha 22 eu nasci e ela logo iniciou administração. Cresci em meio aos livros dela, com ela me ensinando conceitos e me levando pras aulas. Só que eu segui um caminho completamente diferente na minha vida: vou começar medicina no próximo período e já sou técnica de Análises Clínicas. ADM é o tipo de carreira que não se encaixa comigo porque eu nasci com um outro dom, mas estou muito acostumada com o meio. Ele é um mercado complicado para quem quer ficar na mesmice e não tentar algumas pós-graduações e coisas do tipo, mas muito satisfatório se você souber se colocar. Parabéns por seguir com suas vontades, não é o que os outros dizem que deve influenciar em sua vida!

    www.balburdia-interna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Perspectiva Criativa - 2015 voltar para o topo design e código por gabi